Preço do etanol cai em SP por safra e vendas por necessidade de caixa, diz Cepea
SÃO PAULO (Reuters) - Os preços do etanol caíram na última semana no mercado paulista, com a moagem da nova temporada (2015/16) na região centro-sul aumentando a oferta do produto e também por vendas de usinas que precisam de recursos para pagar suas contas, em um setor com muitas empresas enfrentando dificuldades financeiras.
"Necessidade de recursos para bancar as despesas de início de mês e de safra pressionou as cotações... Nem mesmo a demanda relativamente aquecida no spot impediu a diminuição dos preços médios", afirmou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em nota nesta segunda-feira.
Entre 4 e 8 de abril, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado (na usina, no Estado de São Paulo) foi de 1,2313 real/litro, queda de 2,4 por cento em relação à semana anterior. O preço do anidro foi de 1,3865 real/l, baixa de 2,1 por cento em igual comparativo --ambos sem impostos.
Já as negociações envolvendo açúcar cristal seguem lentas no mercado de São Paulo, maior Estado produtor do Brasil.
"Muitos compradores mantêm as aquisições limitadas à necessidade de curto prazo. Esses demandantes estão atentos à intensificação da moagem da cana e à crescente produção de açúcar cristal, que podem resultar em baixas nos preços nas próximas semanas", acrescentou o Cepea em análise.
0 comentário
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
OIA reduz previsão de déficit global de açúcar para 2024/25
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025