Green Pool projeta déficit global de 5 mi t de açúcar em 2015/16
LONDRES (Reuters) - O mercado global de açúcar caminha para seu primeiro déficit em seis anos, disse a consultoria Green Pool nesta quinta-feira, prevendo uma defasagem de 5 milhões de toneladas em 2015/16, depois de um excedente de 1,7 milhão de toneladas na temporada anterior.
O principal fator gerador do déficit continua a ser o crescimento do consumo, combinado a uma pequena redução da produção global, disse a consultoria em nota.
A Green Pool estima consumo crescendo para 181,64 milhões de toneladas em 2015/16 ante 178,58 milhões em 2014/15.
A Green Pool disse que os baixos preços decorrentes de consecutivos anos de excedente têm tido impacto suficiente nos produtores de açúcar, reduzindo capacidade de produção e as perspectivas para várias safras.
"Nós estamos começando a ter sérias preocupações com o estado da cana no Brasil, de forma que nossa estimativa inicial para a safra (de 570 milhões de toneladas de cana processada no centro-sul) possivelmente é alto", disse a consultoria.
"Não é necessariamente a seca que nos preocupa, mas mais o fato de os canaviais serem em média mais velhos e de a manutenção das plantações --por uma indústria que vem de alguns trimestres de condições financeiras ruins-- ter sido prejudicada", disse a Green Pool.
(Por David Brough)
0 comentário
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025
Hedgepoint analisa movimentação nos preços do açúcar com influência do cenário macro
Louis Dreyfus Company investe na construção de um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras