Nova anomalia da soja nos Chapadões
O sintoma começa de cima para baixo, diferente das doenças convencionais que são de baixo para cima. Começa com uma seca no ponteiro e uma má formação de vagens, também do ponteiro. Isso vem decrescendo a produtividade da cultura, mas não sabemos ainda em que ordem – explica o pesquisador.
Jefferson diz ainda que não existe nenhum tipo de prevenção ou tratamento contra a anomalia. Ele conta que produtos utilizados contra ferrugem foram utilizados nas plantações afetadas pelo problema, mas não conseguiram obter qualquer tipo de resultado. As causas também são desconhecidas.
Estamos estudando a causa para verificar se é fungo, bactéria, vírus ou algum problema nutricional. Ainda estamos pesquisando e enviando materiais para outras universidades, outros centros de pesquisa e tentando fazer um estudo mais aprofundado sobre essa anomalia – afirma Jefferson.
O pesquisador diz que, quanto mais pessoas estiverem envolvidas em todo o projeto de pesquisa, mais cedo as questões como causa e tratamento da anomalia poderão ser respondidas. Por isso, Anselmo pede que todos os produtores estejam atentos aos sintomas parecidos nas lavouras.
Se produtores, não só dos Chapadões, mas de outras regiões, detectarem um sintoma parecido, como seca dos ponteiros das folhas mais novas e má formação das vagens formadas no ápice da planta, devem entrar em contato conosco – pede.
Para mais informações sobre a nova anomalia da soja, basta entrar em contato com a Fundação Chapadão através do número (67) 3562-2032.
1 comentário
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados
LEANDRO M GRANELLA GETÚLIO VARGAS - RS
Constatei os sintomas na lavoura de um cliente na Região de Getúlio Vargas RS, e levei plantas para a Embrapra e Universidade de Passo Fundo e tomei conhecimento que vários produtores já touxeram amostras com mesmo problema mas até o momento niguém tem certeza do que é realmente. Eng Agr Leandro M Granella