Minas Gerais bate novo recorde na produção de cana-de-açúcar
Os dados constam de um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no dia 29 de abril de 2010. Segundo o estudo, Minas Gerais mantém a segunda maior área plantada de cana-de-açúcar destinada à indústria sucroalcooleira no Brasil. São 648 mil hectares dentro da área total do país reservada para este segmento.
Ao analisar os números, o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Ricardo Albanez, destacou que, de acordo com as estimativas, Minas consolidou a segunda posição nacional na produção de cana destinada à indústria de açúcar e álcool, atrás apenas de São Paulo.
Novas usinas
O superintendente disse que, no caso de Minas Gerais, a estimativa é de que a indústria alcooleira absorva 56% da produção e a indústria do açúcar adquira os 44% restantes. "Os dados da Conab mostram que, no Brasil, os percentuais previstos de absorção da cana-de-açúcar são semelhantes", assinalou Albanez.
"As perspectivas da safra são positivas porque o mercado internacional do açúcar continua assegurado, principalmente porque a Índia, um dos principais exportadores e consumidores do mundo, ainda não recuperou a sua produção", acrescentou o superintendente.
"Quanto ao etanol, o Brasil vai seguir buscando novos mercados pelo mundo, sendo favorecido por um cenário favorável ao consumo desse combustível, que é limpo e renovável". No entanto, segundo o superintendente, o grande foco da produção de cana-de-açúcar no mercado doméstico é a indústria do álcool, pois a maioria da frota brasileira é constituída por veículos flex.
Outro fator que contribuiu para o aumento da safra foi a instalação de novas usinas no país. Das dez novas unidades, três estão em Minas Gerais, duas em São Paulo, duas em Goiás e as demais nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Os municípios que detêm o maior volume de produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais estão localizados na região do Triângulo. São os seguintes: Uberaba, Conceição das Alagoas, Ituiutaba, Frutal e Iturama.
0 comentário
Soja tem sessão de volatilidade em Chicago e negócios travados no mercado brasileiro
Paraná colhe 2% da área de soja e vê piora na condição da lavoura, diz Deral
Colheita da soja começa lenta e deve ganhar ritmo no final de janeiro
Distribuição de chuvas positiva deve trazer boa produtividade na soja de Rondônia
Colheita da soja começa lenta no Brasil e plantio do arroz é finalizado no RS
Soja realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após duas sessões de altas fortes