Inicia colheita da soja no Rio Grande do Sul
Publicado em 15/03/2010 08:51
Com as condições registrando tempo mais seco, os produtores puderam iniciar de maneira mais efetiva a colheita da safra 2009/2010, ceifando cerca de 1% da área total cultivada. Segundo o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, os primeiros resultados são promissores, com rendimentos próximos aos 3 mil kg/ha, como média, em diversas lavouras. Com a parada das chuvas, diminuiu de maneira considerável a incidência de pragas e moléstias, em especial a incidência de ferrugem asiática. De maneira geral o quadro geral das lavouras é bastante promissor, com expectativas de rendimentos bem acima do esperado inicialmente.
Avança também a colheita do arroz. Impulsionada pelo tempo seco, que faz com que os produtores não tenham dificuldades em executa-la, a cultura chega nesta semana a 15% do total e fica à frente em um ponto percentual em relação á média dos últimos anos. Essa situação não deverá perdurar por muito tempo, devendo ocorrer uma diminuição no ritmo uma vez que, devido às chuvas de novembro de 2009, a maioria das lavouras foi implantada com atraso e no final do período recomendado. Até o momento, os rendimentos obtidos nessas primeiras lavouras têm variado bastante. Na Fronteira Oeste, zona mais adiantada em termos de colheita, oscilam entre 6 mil kg/ha a 7 mil kg/ha. Já na Depressão Central, zona duramente atingida pelos temporais do final de ano, as lavouras apresentam produtividades mais baixas, ficando ao redor dos 6 mil kg/ha e chegando, em alguns casos, a 5,5 mil kg/ha.
Nesta semana o percentual de área colhida do milho chega a 41% do total, com outros 19% já em fase madura e por colher. Nos últimos dias, segundo os técnicos, as condições de tempo mais seco e temperaturas mais elevadas fizeram com que parte das lavouras apresentasse uma aceleração no processo de maturação. Isso poderá intensificar o processo de colheita do cereal. As informações são de assessoria de imprensa.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Correio do Povo
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas