Em busca do berço da soja no RS

Publicado em 07/08/2009 13:08 e atualizado em 03/03/2020 11:07
Queda de braço pelo pioneirismo envolve municípios de Dom Pedrito e Santa Rosa
Que o cultivo da soja provocou mudanças na economia gaúcha ao longo de décadas não há dúvidas. Mas onde afinal o primeiro grão dourado foi plantado no Estado? Durante a Reunião de Pesquisa de Soja, no mês passado, na Capital, foram celebrados os 110 anos da primeira semeadura, em Dom Pedrito, na região da Campanha, o que gerou estranheza nas regiões produtoras da oleaginosa.

Considerada berço nacional da soja, Santa Rosa comemora neste ano os 85 anos da primeira colheita, portanto 86 do primeiro plantio. Se está 24 anos atrás da semeadura de Dom Pedrito, como pode ser o berço do grão? A historiadora Teresa Christensen, diretora de Cultura da prefeitura de Santa Rosa, é uma pesquisadora do assunto. Ela defende que Santa Rosa é, sim, o berço, porém, pelo fato de ter sido a partir do plantio no município e redondezas que a cultura se tornou importante e se espalhou pelo Brasil. E o primeiro plantio ela defende que foi em Viamão, em 1901.

– Não sei de onde essa história de Dom Pedrito. Vieram algumas sementes de São Paulo para Viamão para experiências. Logo depois foram semeadas algumas em Dom Pedrito, que não deram certo– comenta.

Em 1914, já se plantava soja na região de Santa Rosa, sem sucesso. No país, em 1882, ocorreram experiências na Bahia. O grão só teria se tornado importante no Estado e no Brasil, conforme a pesquisadora, a partir de 1923, quando um pastor luterano norte-americano trouxe dos Estados Unidos sementes em uma garrafa e passou a distribuí-las na comunidade de Linha 15 de Novembro, interior de Santa Rosa.

– A soja começou a ser a soja que a gente conhece a partir de 1923. Por isso aqui é o berço nacional da soja – defende Teresa.

Quem presidiu a Reunião de Pesquisa da Soja, o professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ribas Vidal, acredita que o assunto não foi o mais relevante do evento. Afirma, porém, que ocorreu em Dom Pedrito o primeiro plantio agrícola de soja da América do Sul, ou seja, não foi experimental.

– História é história, marketing é marketing – diz.

Em Dom Pedrito, que poderia ganhar o título de berço do grão, pouco se sabe sobre o pioneirismo. Até porque é o arroz a principal cultura no município.

– Nunca tinha ouvido falar disso – surpreende-se o chefe do escritório da Emater do município, Leopoldo Pires Porto.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário