Céleres reduz previsão de safra de soja do Brasil com cortes no RS e MS
SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil 2024/25 foi estimada em recorde de 171,6 milhões de toneladas, mas abaixo de uma projeção no mês anterior por conta de cortes nas estimativas dos Estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que sofreram com seca e calor, segundo avaliação da consultoria Céleres divulgada nesta quarta-feira.
"As menores precipitações, combinadas a altas temperaturas nesses Estados, levaram a uma piora nas lavouras. O Estado que mais sofreu com essa conjuntura climática foi o Rio Grande do Sul... somou uma perda de 1,3 MMt, seguido por Mato Grosso do Sul com 0,9 MMt e Santa Catarina com 0,2 MMt...", afirmou a Céleres, em nota.
Ainda assim, a safra no Brasil deverá crescer 11,1% ante 2023/24, com uma produtividade média nacional de 61,6 sacas/hectare, 9% maior frente ao ciclo anterior.
Segundo a Céleres, as mudanças não devem impactar profundamente o quadro de oferta e demanda.
"A geração de estoques ainda deve ser muito alta e a tendência dos preços deve se manter neutra", afirmou.
Pelo cenário base, a Céleres estima que o Brasil poderia ter uma exportação recorde de 107 milhões de toneladas, ante 98,8 milhões no ano anterior, com um esmagamento no país de 56,5 milhões de toneladas em 2025, ante 54 milhões em 2024.
Os estoques finais em 2024/25 cresceriam para mais de 5 milhões de toneladas, versus 1,1 milhão no ciclo passado.
Na última segunda-feira, a consultoria StoneX também reduziu sua estimativa de produção de soja na safra 2024/25 para 168,3 milhões de toneladas, queda de 1,5% frente ao número divulgado no mês passado, citando efeitos da seca no Rio Grande do Sul.
(Por Roberto Samora)
0 comentário

Soja do BR tem nova semana de demanda forte e prêmios mantendo curva positiva

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025

DATAGRO: importações chinesas de soja marcaram o menor volume desde 2012, influenciadas pelas crescentes tensões entre EUA e China

China segue atenta às oportunidades de compras de soja, enquanto Chicago busca definir direção

Soja sobe timidamente em Chicago nesta 4ª, de olho no clima dos EUA e acompanhando ganhos do farelo

Safra 2024/2025 impulsiona movimentação de grãos nos entrepostos da Frísia