Preços da soja recuam com início da safra 2024/25
Os preços da soja no interior do Brasil apresentaram queda expressiva com o início da safra. Em Sorriso, a saca recuou 15% em relação a dezembro, sendo cotada a R$ 116,5, enquanto em Paranaguá a redução foi de 4%, com o grão avaliado em R$ 135. A desvalorização dos prêmios também contribuiu para o cenário: em Paranaguá, o prêmio médio caiu de USDc 89/bu em dezembro para USDc -3/bu em janeiro.
De acordo com o Itaú BBA, os prêmios devem seguir pressionados durante a safra, refletindo o alto volume de produção esperado e a elevação dos fretes nas principais rotas de escoamento. Esses fatores, somados à dinâmica de oferta e demanda, impactam negativamente os prêmios.
Segundo o relatório, as filas de caminhões cresceram no interior do país, principalmente em Mato Grosso e Goiás. A colheita avançou nesses estados, além da Bahia, São Paulo e no norte do Mato Grosso do Sul, com produtividades consideradas positivas até o momento.
O frete já acumula alta superior a 50% em algumas rotas, tendência que deve se intensificar com o aumento no preço do diesel. Nos próximos meses, a previsão é de embarques expressivos de soja, com volumes que podem superar recordes históricos e manter os custos logísticos elevados.
0 comentário

2º semestre pode ser de prêmios ainda mais altos para a soja do Brasil, mas mercado se mantém em alerta afirma Carlos Cogo

Soja: Semana termina com recorde de mais de 60 barcos comprados pela China só de produto do Brasil

Soja: Colheita brasileira chega a 89,09% da área, informa Pátria Agronegócios

Commodities agrícolas continuam acelerando altas nas bolsas, lideradas pelo café em NY e trigo em Chicago

Soja tem alta semanal no Brasil com demanda externa e dólar firme, aponta Cepea

Apesar de escalada da guerra, commodities agrícolas têm altas generalizadas e soja acompanha em Chicago