AgRural: Com colheita de soja do Brasil em 23%, calor no RS entra no foco
A colheita da safra 2024/25 de soja chegou na quinta-feira (13) a 23% da área estimada para o Brasil, contra 15% na semana anterior e 32% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural.
Embora siga atrasado, Mato Grosso teve bom avanço e agora lidera os trabalhos entre os estados, com leve vantagem sobre o Paraná. Mas quem chamou a atenção durante a semana foi o Rio Grande do Sul, onde as altas temperaturas levaram pressão extra às lavouras em enchimento de grãos. Com a maioria das áreas ainda estão em definição do potencial produtivo, é importante que as chuvas previstas para o estado se confirmem para evitar maiores perdas.
***
Safrinha 2025 de milho está 36% plantada no Centro-Sul
O plantio da safrinha de milho 2025 chegou na quinta-feira (13) a 36% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 20% uma semana antes e 59% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
Nos estados onde há atraso, como Mato Grosso e Goiás, os produtores avançam como podem para evitar plantar muita coisa após a janela ideal. Em estados que vinham mais acelerados, como Paraná e Mato Grosso do Sul, o tempo mais quente e seco limitou um pouco o avanço das plantadeiras, mas a previsão de chuva manteve a calma dos produtores.
***
Colheita de milho verão começa em estados mais tardios e vai a 29% no Centro-Sul
A área cultivada com milho na primeira safra da temporada 2024/25 estava 29% colhida até quinta-feira (13), ante 18% na semana precedente e 34% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural. Os três estados do sul seguem na dianteira, mas agora os demais produtores do Centro-Sul -- São Paulo, Minas e Goiás -- também já estão colhendo.
0 comentário

Após vendas semanais do USDA, preços futuros da soja finalizam a sessão desta 5ª feira com ganhos na CBOT

Preços futuros da soja passam a trabalhar com ganhos nesta 5ª feira na CBOT

Colheita da soja avança para 88% da área total cultivada no RS

Clima favorável no EUA, guerra comercial e boa comercialização no BR pesam sobre a soja em Chicago nesta 4ª feira

Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 4ª feira, pressionada pelo clima favorável nos EUA

Famato apresenta proposta de padronização do processo de classificação da soja na Câmara Setorial do Mapa