Aprosoja MT alerta para o atraso da colheita após 29 cidades decretaram situação de emergência por conta das chuvas
Produtores de soja e milho de Mato Grosso seguem enfrentando os desafios por conta da instabilidade do clima no estado, na safra 24/25. Se durante o período de plantio, muitas regiões do estado sofreram com o atraso da chuva, atrasando também o plantio da soja, agora com o período de colheita, sojicultores estão enfrentando problemas para colocar as colheitadeiras no campo, com as fortes chuvas em algumas cidades, principalmente na região leste e médio-norte.
Até esta terça-feira (28.01), vinte e nove municípios decretaram situação de emergência por conta do alto índice de chuva, chegando a um acúmulo superior a 400 milímetros nas últimas semanas, interferindo diretamente na colheita da soja, como afirma o vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier.
“Isso de certa forma já era esperado, pelo atraso de semeadura no plantio da safra 24/25 que também começou em ritmo muito lento. Porém, temos um fator que não contávamos, que é um fator inesperado, que é a grande quantidade de chuva. Nos últimos 20 dias, a chuva veio com força no estado, chuva em grandes volumes, e com muita frequência, impossibilitando os trabalhos no campo”, disse Bier.
A logística também tem sido uma preocupação para os produtores, já que as fortes chuvas vem causando a destruição de estradas, pontes, provocando alagamentos, obstruindo as rodovias municipais devidos a atoleiros, deslizamentos, e tudo isso preocupa na hora de escoar a produção, como ressaltou Luiz Pedro Bier.
“Armazenagem que é um gargalo no estado está sendo desafiada novamente, com os armazéns com muita fila, e com muito trabalho para secagem. E também a logística que com essas chuvas, piorou muito as estradas sem pavimentos, estão esburacadas e com atoleiros, é um cenário desafiador para o produtor mato-grossense”, afirmou o vice-presidente da Aprosoja MT.
Com a janela mais curta, e atraso na colheita da soja, o plantio do milho também fica comprometido em Mato Grosso, o que gera ainda mais preocupação aos produtores rurais do estado. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, ressalta ainda que o cenário pode mudar nos próximos dias, caso o clima ajude.
“Nas próximas semanas devemos ter um avanço grande na colheita caso o sol apareça, porque tivemos um plantio atrasado e finalizado muito rápido, então a janela de plantio foi curta, e devemos ter um grande avanço da colheita nas próximas semana no estado inteiro”, finalizou Bier.
A Aprosoja MT segue acompanhando a situação e reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura e logística para mitigar os desafios enfrentados pelos produtores. A entidade trabalha ativamente para buscar soluções que garantam melhores condições para o setor agrícola e minimizem os impactos dessas adversidades climáticas e estruturais.
0 comentário
![Soja: Colheita alcança 27,2% da área e segue atrasada em relação aos últimos anos](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/whatsapp-image-2024-05-16-at-094208-KaMki.jpeg)
Soja: Colheita alcança 27,2% da área e segue atrasada em relação aos últimos anos
![Soja sobe na CBOT, enquanto preços têm estabilidade no BR com baixa do dólar e prêmios em alta](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/ronaldo-site-rXhJX.jpg)
Soja sobe na CBOT, enquanto preços têm estabilidade no BR com baixa do dólar e prêmios em alta
![Vale do Araguaia pode tornar Goiás o 3º maior produtor de grãos do País](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/evento-na-regiao-de-aruana-go-contou-com-as-presen-SzSv3.jpg)
Vale do Araguaia pode tornar Goiás o 3º maior produtor de grãos do País
![Soja sobe forte em Chicago nesta 6ª feira, na carona da disparada de quase 4% do trigo](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/soja-BaUZ3.jpg)
Soja sobe forte em Chicago nesta 6ª feira, na carona da disparada de quase 4% do trigo
![Bahia identifica, tardiamente, primeiro caso de ferrugem na soja da safra 24/25](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/site-aloisio-junior-0TgUG.png)
Bahia identifica, tardiamente, primeiro caso de ferrugem na soja da safra 24/25
![Colheita da soja e plantio da safrinha de milho em MT seguem atrasados por conta do excesso de chuvas](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/site-luiz-pedro-bier-NWAcs.png)
Colheita da soja e plantio da safrinha de milho em MT seguem atrasados por conta do excesso de chuvas