China faz novas compras de soja nos EUA e no Brasil, marcando mais uma semana de boas novas da demanda
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou sobre novas vendas de soja e farelo nesta sexta-feira (30), encerrando uma mais uma semana marcada por boas notícias sobre a demanda por produtos norte-americanos. Foram 132 mil toneladas de soja em grão para a China e 100 mil toneladas de farelo para a Colômbia, ambos volumes da safra 2024/25.
As vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento americano.
Segundo o analista de mercado da Agrinvest Commodities, Eduardo Vanin, a China já teria comprado 23 barcos de soja somente nesta semana, sendo 12 dos EUA. O movimento teve reflexo imediato nos prêmios por lám "que subiram forte nessas últimas semanas", o que não ajuda muito, especial a soja", complementa o analista.
E este mesmo movimento, portanto, deixando a soja dos EUA um pouco mais cara do que há algumas semanas, fez com que as demandas se voltassem também para o Brasil, que vendeu pelo menos quatro cargos nesta madrugada de sexta, para embarques setembro.
"Esta quinta-feira (29) foi um dia de grande farmer selling no Brasil para milho e soja. No caso da soja, foram de 1,2 a 1,3 milhão de toneladas, sendo a maior parte da safra nova", detalhou Vanin. "Havia muitas ordens de venda de soja para a safra nova na casa dos R$ 106,00 em Mato Grosso e R$ 115,00 em Goiás".
0 comentário
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados