StoneX projeta safra 2024/25 de soja recorde, de 165 mi ton

Publicado em 01/08/2024 12:53
Aumento esperado é resultado de crescimento de área e recuperação da produtividade

Em sua primeira estimativa para a safra brasileira 24/25 de soja, a StoneX calculou uma produção de 165 milhões de toneladas, aumento de 10,8% em relação ao ciclo anterior, impactado por questões climáticas.

“Esse avanço é resultado da perspectiva de recuperação da produtividade, desde que o clima não traga maiores surpresas, e também da continuidade do crescimento de área”, explicou a especialista de inteligência de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.

A área plantada nacional foi estimada em 46,5 milhões de hectares, aumento de 0,79% em relação ao ano passado. Destaque para avanços de área no Centro-Oeste e, em menor medida, no Paraná e em Santa Catarina.

Essa variação anual de área é mais modesta em comparação ao observado no passado recente, uma vez que o cenário de preços da oleaginosa está menos favorável.

O balanço global, apontando para uma maior folga entre oferta e demanda, diante do bom andamento da safra dos EUA, tem pesado sobre os preços.

Diante da perspectiva de recuperação da produção de soja, há espaço para as exportações voltarem a superar 100 milhões de toneladas no ciclo 24/25 e o consumo doméstico deve continuar avançando, dada a relevância do país na produção de carnes e também de biodiesel. No caso do biocombustível, está prevista a adoção do B15 em 2025.

Mesmo com uma demanda aquecida, a produção recorde pode garantir um balanço com estoques finais mais confortáveis, estimados em 6,96 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
StoneX

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Renato Santi Locatelli Alvorada do Sul - PR

    Projeção até eu faço, o duro e a projeção bater. Acho que as empresas de um modo geral que jogam esse número no mercado deveria ter mais responsabilidades nos dados que projeta, deveria ter uma porcentagem de erro que se ultrapassada pra mais ou para menos deveria ter punição. E minha mera opinião.

    3