Primeiro balanço da Expedição Safra Goiás estima redução de três milhões de toneladas de soja no estado
140 pessoas estiveram diretamente envolvidas na Expedição Safra Goiás, executada pelo Sistema Faeg/Senar/Ifag e parceiros. As rotas técnicas e institucionais superaram os 6 mil km previstos, totalizando 8 mil km. As cinco regiões, passando por 80 cidades, apresentam plantações com situações diversas. Algumas colhidas, soja em situações de germinação e lavouras de safrinhas já semeadas. Tudo isso por causa da variação das condições climáticas.
Diante de tudo isso, a equipe técnica trabalha com uma escala de perda entre 15 a 23%. Isso falando do total depois que a soja estiver colhida. Em 2023, a produtividade obtida foi de 65 sacas por hectare. Com o cenário atual, estima-se uma variação de produtividade entre 50 e 55 sacas então, ou seja, uma perda por hectare de 15 a 10 sacas. Principalmente nas lavouras mais precoces que sofreram com a seca.
No ano passado foram colhidas 17.7 milhões de toneladas de soja. Agora, devido a essa perda produtiva, pode-se estimar entre 13.8 a 15.2 milhões de toneladas para a safra 20233/24. Uma redução de até 3 milhões de toneladas.
Os locais de mais agravamento de perda nas lavouras de soja foram percebidos nas regiões Sudeste do estado, com o predomínio do plantio precoce, na região do Vale da Araguaia, subindo para Caiapônia, para cima até Nova Crixás, e a região nordeste, como Posse. Até o momento o período inicial de colheita, abrange áreas de pivô, lavouras que anteciparam o ciclo por causa da questão climática, estão 3 a 5% ainda colhidas. O produtor que ainda vai começar esse processo precisa ficar muito atento com os próximos passos.
O balanço com as primeiras informações da Expedição Safra Goiás, foi apresentados nesta segunda-feira (22/01), para a imprensa, juntamente com os agradecimentos aos parceiros: Sebrae Goiás, Seapa, Agrodefesa, Emater, Embrapa, Conab, Sicoob Secovicred, Nissan/Saga, Bayer e Agrotrends. Os dados apontam necessidade de novos manejos com a soja goiana.
0 comentário
Safra de soja do Paraguai era estimada em 10,5 milhoes de toneladas, mas não deve passar das 10 milhões
USDA informa nova venda de soja para destinos não revelados nesta 4ª feira
APS espera safra média para soja do Paraguai, que deve ficar abaixo de 10 milhões de toneladas
Soja segue trabalhando com estabilidade em Chicago nesta 2ª feira, mas agora com baixas
Soja de setembro deve fica entre 30 e 40 sc/ha no Paraguai e lavouras tardias também começam a perder
Paraguai enfrenta dificuldades climáticas e safra de soja já tem perdas consolidadas