USDA informa mais uma venda grande de soja nesta 6ª (15) superando 500 mil t
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) segue informando vendas de soja e mais uma foi anunciada nesta sexta-feira (15) de expressivos 581,5 mil toneladas. Do total, 134 mil foram para a China e 447,5 mil para destinos não revelados. O volume é todo da safra 2023/24. As vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento americano.
Durante toda a semana, o USDA veio fazendo bons anúncios de venda e o total chega a 1.351,5 milhão de toneladas de soja vendida, sendo boa parte para os chineses. E como tem noticiado a Agrinvest Commodities, a Sinograin tem estado bastante presente no mercado norte-americano, movimentando a demanda nos EUA.
E as recentes vendas de soja feitas pelos EUA têm alcançado volumes consideráveis, apesar de os embarques do país terem sofrido uma diminuição no ritmo em relação ao normal nas últimas duas semanas, e registrando níveis que foram anteriormente observados - nos mesmos intervalos - antes do início da guerra comercial entre chinses e americanos em 2018.
"Isto não significa, necessariamente, que o programa de exportação dos EUA esteja ameaçado, uma vez que a referência deste ano já é relativamente baixa, embora os atrasos relacionados com a seca nas áreas do Canal do Panamá possam ser um grande obstáculo, uma vez que poderão durar até 2024", explica a especialista internacional em commodities, Karen Braun.
Karen explica ainda que "atrasos no Canal do Panamá poderão impactar diretamente as exportações do Golfo dos EUA, já que a passagem é uma rota importante para a Ásia. Além disso, os níveis de água anormalmente baixos no rio Mississippi dificultaram o movimento das barcaças em direção ao Golfo dos EUA neste ano e no ano passado".
Os dados do USDA reportados na última segunda (11), referentes à semana encerrada em 7 de dezembro, mostraram que os embarques norte-americanos de soja somaram 984,410 mil toneladas, uma mínima de 10 semanas e o menor volume semanal desde 2018.
A especialista complementa dizendo que as duas últimas semanas foram, de fato, "anormais" para as vendas, apesar de a estimativa total do USDA para as exportações de soja dos EUA 2023/24 - de 47,76 milhões de toneladas - indicarem o menor nível em quatro anos e uma redução de 12% em relação à temporada anterior, o que também ajuda a justificar, ao menos parcialmente, os embarques mais tímidos agora.
E nas duas últimas semanas também, a soja respondeu por 43% de todos os grãos e oleaginosas embarcados, bem abaixo da média de 60% para o período. "Com exceção de 2018, essa porcentagem não caiu abaixo de 50% durante estas mesmas semanas em nenhum outro ano recente", afirma Karen.
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira