Plantio de soja em Mato Grosso atinge 60% da área, ainda à frente da média, diz Imea
SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja em Mato Grosso atingiu 60% da área prevista para o maior Estado produtor brasileiro, seguindo atrasado em relação ao mesmo período do ano passado (66,94%), em meio a um tempo quente e seco que atinge o Cerrado brasileiro, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgados nesta sexta-feira.
Em relação à semana anterior, houve um aumento de quase 25 pontos percentuais no índice de plantio do Estado, com a principal região produtora, o Médio-Norte, já tendo plantado 80% de sua safra, praticamente mesmo índice do oeste.
O ritmo de plantio de Mato Grosso continua adiantado em relação à média histórica para o período (50,66%), após um início mais precoce na safra 2023/24, de acordo com o órgão ligado aos produtores.
Contudo, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, afirmou na véspera que o setor está apreensivo no início da temporada diante das chuvas escassas e temperaturas elevadas que devem resultar no replantio de muitas lavouras ressecadas e ameaçam as produtividades das demais áreas.
Além de eventuais problemas para a soja que permanecer nos campos, o replantio de algumas áreas pode atrasar mais o ritmo da soja, dependendo da abrangência da ressemeadura.
Isso traz preocupações para a segunda safra de Mato Grosso, semeada após a colheita da soja, que pode ser de algodão ou milho.
O Imea manteve no início do mês a estimativa de um aumento anual de 0,82% na área plantada de soja em Mato Grosso, para 12,22 milhões de hectares, mesmo número do levantamento de setembro, o que resultaria em uma safra de 43,78 milhões de toneladas, estável ante a previsão de setembro, mas uma queda de 3,39% na comparação com o ciclo passado, devido a produtividades esperadas mais conservadoras.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira