Exportação de soja do Brasil deve crescer 4% em 2024 para 99 mi t, prevê Safras
RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) -As exportações de soja do Brasil deverão somar 99 milhões de toneladas em 2024, alta de 4% ante as 95 milhões de toneladas indicadas para 2023, projetou nesta sexta-feira a Safras & Mercado.
A consultoria indicou ainda esmagamento de 55 milhões de toneladas de soja em 2024 e de 53,4 milhões de toneladas em 2023, com uma elevação de 3% entre uma temporada e outra.
A oferta total da oleaginosa está prevista para aumentar 7% no próximo ano, para 171,531 milhões de toneladas, enquanto a demanda deve crescer 4%, para 157,7 milhões de toneladas, provocando uma elevação de 70% dos estoques finais, a 13,831 milhões de toneladas.
Com relação aos subprodutos da soja, a Safras & Mercado estimou uma produção de farelo de 42,3 milhões de toneladas em 2024, com alta de 3% frente a 2023.
As exportações do farelo deverão cair 2% para 21,5 milhões de toneladas, enquanto o consumo interno deve subir 8%, a 20 milhões de toneladas, levando os estoques a crescerem 31%, para 3,34 milhões de toneladas.
Já a produção de óleo de soja deve aumentar 2% para 11,1 milhões de toneladas, ao passo que as exportações do produto devem recuar 12%, a 2,2 milhões de toneladas, prevê a consultoria.
(Por Marta Nogueira e Letícia FucuchimaEdição de Pedro Fonseca)
0 comentário

Soja: Prêmios cedem no Brasil diante de bom volume de negócios nos últimos dias

USDA informa, depois de muito tempo, nova venda de soja nesta 4ª feira

Vendas de soja da Ucrânia para UE podem aumentar em meio à guerra tarifária, dizem produtores

China anuncia retaliação aos EUA com tarifa de 84% e soja volta a perder direção em Chicago

Onda de soja dos EUA deve chegar à China apesar das tarifas

Prêmios da soja seguem altos no Brasil, refletindo escalada da guerra comercial EUA x China