Venda de soja 22/23 de MT avança a 79,5%, diz Imea; safra futura tem 16,7% vendido
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A comercialização da soja de Mato Grosso para a safra 2022/23 atingiu 79,50% do total da produção já colhida, avanço de 7,41 pontos percentuais ao longo do mês de junho, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
"O aumento na venda está atrelado à necessidade em abrir espaço nos armazéns e, no caso de alguns produtores, em fazer caixa", disse o Imea.
Ainda assim, pela média história de cinco anos, a comercialização segue atrasada: o índice de venda da safra velha nesta época é de 88,13%.
Em relação ao preço médio, fechou em 110,03 reais/saca no Estado, redução de 2,38% no comparativo com o mês anterior, reflexo da grande disponibilidade da soja.
Para a safra 23/24, as negociações voltaram a apresentar "grandes volumes" e no mês de junho chegaram a 16,74% da produção, alta de 4,65 pontos percentuais ante o mês anterior.
"Com a aproximação do cultivo da safra, a necessidade de travar os custos e adquirir os insumos aumentou para alguns produtores, o que influenciou no ritmo das negociações", explicou o Imea.
O maior produtor de soja do Brasil começa a semear a soja em meados de setembro.
Apesar do avanço, o índice de vendas está abaixo do registrado para esta época na média de cinco anos (30,35%).
Em relação ao valor da soja para entrega futura, o preço médio fechou em 101,98 reais/saca, queda de 1,75% versus o mês anterior, "reflexo da pressão na cotação em Chicago".
O Imea ainda reportou avanço de 8,9 pontos percentuais na comercialização do milho 2022/23, para 53,47% da safra estimada.
"É importante ressaltar que ainda faltam 23,33 milhões de toneladas da produção da safra 22/23 para ser negociada, e com a constante desvalorização nos preços do cereal, as projeções de faturamento podem ficar menores", observou.
O Estado está colhendo uma safra recorde acima de 50 milhões de toneladas, segundo o instituto ligado aos produtores.
Para a safra 23/24 de milho de Mato Grosso, a comercialização andou menos de um ponto percentual, para 4,67%, segundo o Imea.
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira