Exportação de soja do Brasil deve cair em maio ante abril, aponta Cargonave
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil deverá somar cerca de 12 milhões de toneladas em maio, apontaram nesta terça-feira dados da agência marítima Cargonave, o que implicaria em uma redução na comparação com o volume de abril.
A Cargonave estimou embarques de cerca de 14 milhões de toneladas de soja em abril, enquanto a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontou nesta terça-feira montante semelhante para o fechamento do mês passado, com alta de 25% na comparação com o mesmo mês de 2022.
Os dados da Cargonave levam em conta embarques efetivos e, no caso da projeção para o mês, a programação dos navios e os produtos previstos.
Por outro lado, a exportação de soja em maio deverá crescer na comparação com as pouco mais de 10 milhões de toneladas do mesmo mês do ano passado, com o Brasil tirando vantagem de uma safra recorde de mais de 150 milhões de toneladas.
Com o volume embarcado em abril, a quantidade de soja exportada pelo país no primeiro quadrimestre do ano somou 33,47 milhões de toneladas, com base em dados do governo, alta de 3,4% ante o mesmo período de 2022.
Para 2023, a expectativa é de que o Brasil exporte 96 milhões de toneladas de soja, segundo estimativa reafirmada nesta terça-feira pela consultoria StoneX, versus 78,7 milhões no ano anterior, quando a safra foi menor por conta de uma seca e de área plantada inferior.
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira