Embarque de soja do Brasil já supera 10 mi t no mês; exportação de petróleo sobe

Publicado em 24/04/2023 16:23

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de soja do Brasil atingiram média diária de 802,4 mil toneladas até a terceira semana de abril, volume que supera com folga as 603,8 mil toneladas ao dia no mesmo mês de 2022, mostraram dados do governo federal nesta segunda-feira.

Com isso, o maior produtor e exportador global da oleaginosa já enviou 10,4 milhões de toneladas do grão ao exterior no acumulado deste mês. Em abril do ano passado, o país exportou o total de 11,47 milhões de toneladas.

Em geral, os volumes de soja embarcados em abril são elevados ou podem atingir recordes, com a maior parte da colheita da safra de verão já colhida e disponível para envio. A máxima histórica foi atingida em abril de 2021, quando a exportação somou 16,1 milhões de toneladas, conforme dados do governo.

Outro destaque é o petróleo, cujos embarques somaram 4,41 milhões de toneladas até a terceira semana de abril, com alta de 45% pela média diária, versus 4,45 milhões no mesmo mês completo de 2022, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

No caso do trigo, as exportações deste mês já superam o total registrado em abril do ano passado, com 230,95 mil toneladas versus 147,2 mil.

Em contrapartida, as vendas externas de carne bovina in natura caminham para terminar o mês no vermelho, com média diária de 5,57 mil toneladas até a terceira semana, contra 8,28 mil ao dia em abril de 2022.

Após suspensão temporária de negócios com a China ocorrida entre fevereiro e março, os preços da carne bovina exportada acentuaram perdas, limitando o interesse de vendas externas por frigoríficos, na avaliação da Scot Consultoria.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário