HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita de soja 22/23 atinge 54% da área no RS, diz Emater; alerta para novos cortes

Publicado em 20/04/2023 17:39

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja 2022/23 alcançou 54% das áreas cultivadas no Rio Grande do Sul, avanço semanal de 22 pontos percentuais, informou nesta quinta-feira a Emater-RS, sinalizando que ainda pode reduzir neste mês sua projeção sobre os rendimentos das lavouras, que foram afetadas anteriormente por uma seca.

Em março, a empresa estimou uma queda de 31,1% na produção do grão gaúcho, na comparação com a previsão inicial, para 14,17 milhões de toneladas com lavouras sofrendo pela falta de chuvas ou precipitações irregulares.

"A Emater/RS-Ascar realizará, ainda em abril, nova avaliação de safra, pois os resultados regionais indicam que a produtividade ainda pode sofrer alterações negativas", disse em relatório a companhia de assistência técnica e extensão rural ligada ao governo estadual.

A colheita da oleaginosa está somente um ponto percentual atrás do registrado no mesmo período do ano passado, quando uma seca também decorrente do fenômeno climático La Niña afetou a safra gaúcha. A média histórica para esta época do ano é de 75%, de acordo com os dados da empresa.

"Continuam os relatos de perdas muito elevadas em lavouras, inviabilizando a colheita."

A Emater destacou, entre alguns problemas da soja, a presença de impurezas e maior umidade nas lavouras mais infestadas por plantas daninhas.

Por outro lado, os produtores que possuem lavouras em terras baixas e irrigadas estão atingindo "excelentes produtividades", relatou a empresa.

Do ponto de vista comercial, a companhia ressaltou que a contínua queda nos preços da oleaginosa, pressionados por uma safra recorde a nível nacional que deve superar 150 milhões de toneladas, preocupa os produtores do Rio Grande do Sul, que já sofrem prejuízos expressivos em razão da estiagem.

Sobre o milho, a colheita alcançou 81% da área no Estado, incremento de apenas um ponto em uma semana, mas à frente dos 79% de um ano antes e da média histórica de 74%.

"A operação avançou somente em localidades onde não há o cultivo de soja, em pequenas lavouras e com máquinas de colheita de pequeno porte", disse a empresa.

As lavouras tardias do cereal, algumas semeadas após o período recomendado, apresentam um desenvolvimento regular, mas uma previsão de frio pode provocar impactos para essas área.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário