Argentina autoriza prorrogação de embarques de soja por 60 dias
Por Maximilian Heath
BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina permitiu nesta terça-feira que os exportadores solicitem a reprogramação dos embarques de soja por 60 dias, de acordo com a esperada regulamentação de um plano do governo para aumentar suas escassas divisas graças às vendas de grãos, em meio a uma forte seca.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União um dia após o lançamento do programa conhecido localmente como "dólar da soja" que, apesar de promover as vendas da oleaginosa, quase não gerou movimentação no primeiro dia, pois o mercado aguardava o parecer técnico de detalhes esclarecidos na atual resolução.
Com a iniciativa, o governo da Argentina --maior exportadora mundial de óleo e farelo de soja-- pretende aumentar suas reservas em moeda estrangeira para enfrentar uma inflação que supera 100% ao ano e cumprir as metas acordadas com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Os exportadores que aderiram ao plano oficial “com o vencimento do prazo de embarque declarado, acrescido da prorrogação automática, durante os sessenta dias posteriores à entrada em vigor desta resolução, poderão solicitar a prorrogação extraordinária do prazo de embarque de sessenta dias corridos”, disse a resolução oficial.
"O pedido de prorrogação deve ser justificado por razões logísticas e/ou comerciais", acrescentou.
A resolução também indicou como o Ministério da Agricultura vai monitorar as operações, que terão um câmbio especial de 300 pesos por dólar --contra os 214 pesos do mercado oficial--, entre outras especificações.
A Bolsa de Comércio de Rosário apontou em seu relatório diário que "o mercado da soja voltou a se mostrar discreto e sem observar compradores ativos oferecendo condições para a oleaginosa".
(Reportagem de Maximilian Heath; com reportagem adicional de Walter Bianchi)
1 comentário
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG
A prorrogação é um bom sinal para os produtores brasileiros, indica que não existe mais soja no mercado argentino. Pena que o efeito da decomposição do grão em farelo e óleo demore mais para ser sentido no mercado.