Colheita de soja atinge 94% da área no PR, diz Deral; conclui plantio de milho 2ª safra
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja alcançou 94% das áreas cultivadas no Paraná em 2022/23, avanço de cinco pontos percentuais em relação à semana anterior, enquanto o plantio de milho segunda safra foi finalizado, com a maioria das lavouras em condições boas mesmo com parte da semeadura fora do período ideal, disse o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.
Segundo o analista do Deral Edmar Gervásio, o órgão estadual não possui os dados exatos sobre quanto milho "safrinha" ficou fora da melhor janela, devido a um atraso na colheita da soja, "porém, é possível afirmar que houve plantio fora do zoneamento".
"Isto pode aumentar o risco (climático), mas em muitas situações pode ser benéfico, como está sendo nesta safra", disse ele.
Até o momento, 97% das áreas de milho segunda safra foram avaliadas pelo Deral como boas e somente 3% estão em condições médias.
Gervásio admitiu que há problemas pontuais decorrentes do clima para a segunda safra, mas que ainda não geram impactos significativos.
"Nesta semana há previsão de chuvas para todo Estado, se confirmar voltamos a uma situação de praticamente normalidade", completou.
No caso da soja, 89% das áreas foram consideradas boas, e o restante, em situação média. Um ano antes, a colheita também estava com 94% dos trabalhos concluídos, mas somente 66% das lavouras estavam em boas condições, de acordo com os dados.
Havia ainda 8% das áreas de soja no ano passado classificadas pelo Deral como ruins --quando não há condição de recuperação.
O departamento ainda informou que 77% das áreas de milho verão foram colhidas, contra 70% na semana passada e 92% um ano antes.
Para a safra de inverno, apesar de estar abaixo de 1% da área paranaense, o Deral informou que já há plantio de trigo em regiões como Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e outras.
(Reportagem de Nayara Figueiredo)
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira