Argentina oferecerá "dólar soja" para exportações a 300 pesos por dólar, diz governo
BUENOS AIRES (Reuters) - O governo da Argentina anunciou nesta quarta-feira um novo plano estabelecendo uma taxa de câmbio especial de 300 pesos por dólar para incentivar as exportações de soja em meio a graves dificuldades financeiras e escassez de divisas.
O programa, conhecido localmente como "dólar soja", visa aumentar as vendas e exportações de soja e seus derivados, oferecendo aos produtores uma taxa de câmbio superior à taxa oficial.
O ministro da Economia, Sergio Massa, disse que o mais recente programa será executado de 8 de abril a 31 de maio, e que também haverá benefícios fiscais para favorecer pequenos produtores regionais afetados pela seca no país.
A Argentina é tradicionalmente o maior exportador mundial de farelo e óleo de soja, e o "dólar soja" aumentou o influxo de moeda estrangeira para o banco central sem dinheiro anteriormente.
O Partido Justicialista, governante do país sul-americano, espera que a política impulsione 15 bilhões de dólares em exportações de soja entre o segundo e o terceiro trimestres, aliviando os obstáculos que os agricultores enfrentam em meio à seca.
(Por Reportagem de Nicolas Misculin)
1 comentário
Soja 2024/25: Colheita brasileira chega a 0,23% da área, informa Pátria Agronegócios
Soja dispara em Chicago com USDA altista nesta 6ª, mas mercado é ainda mais complexo, explica consultor
Itaú BBA projeta aumento nas exportações de soja para 105 milhões de toneladas em 2024/25
Atrasada, colheita de soja de MT atinge apenas 0,70% da área, diz Imea
Aprosoja MT reforça que acredita na justiça com julgamento da lei da Moratória da Soja
Safra de soja tem potencial reduzido em MS, PR e RS, mas ainda é recorde no Brasil
Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG
A matéria não deixa claro se o "dolar soja" vale para os subprodutos farelo e óleo. Mas não faz mal, a argentina nunca exportou volume significativo de soja nem com safra boa, não vai ser agora com quebra de 50%. A cargo de quem ficará o fornecimento de óleo e farelo, pergunta. O resultado dessa equação para efeitos de mercado é zero, e tenta distrair do ponto fundamental que é a quebra de safra. O que realmente deveria importar para o mercado comprador e vendedor.
PELA QUANTIDADE DE ARTIGOS NA IMPRENSA NOTICIANDO A QUEDA DO PREÇO, FICA CLARO DEDUZIR, QUE NAO ESTA' FACIL COMPRAR BARATO---UTILIZEM AMIGOS PARA FAZEREM A JOGADA DE DESISTIREM DA OFERTA
LEMBREM DO EPISODIO NO QUAL CARLOS MINC MINISTRO DO MEIO AMBIENTE DO LULA, A DUPLA BOLOU UMA MEDIDA PROVISORIA COM MULTA DE ARREPIAR PARA QUEM NAO AVERBASSE A RESERVA LEGAL-----NINGUEM FEZ----KKK OS DOIS FICARAM COM CARA DE TROUXA---QUANDO NINGUEM QUER NINGUEM COMPRA BARATO