Novo plano "dólar soja" da Argentina vai até 24 de maio, diz fonte
Por Maximilian Heath
BUENOS AIRES (Reuters) - O plano da Argentina de aumentar suas reservas cambiais incentivando as exportações de soja, que será anunciado nesta quarta-feira, entrará em vigor no próximo sábado e vai até 24 de maio, disse uma fonte do governo.
A medida, conhecida localmente como "dólar soja", buscará acelerar as vendas da oleaginosa ao oferecer aos agricultores uma taxa de câmbio mais alta que a oficial --atualmente 210 pesos por dólar--, em um momento em que o governo busca aumentar suas reservas para lidar com uma crise econômica complexa.
"O acordo com as empresas de grãos (agroexportadoras) para estabelecer um acordo mínimo garantido (durará) de 8 de abril a 24 de maio", disse a fonte à Reuters na noite de terça-feira.
A fonte, que pediu para não ser identificada, não deu detalhes sobre a taxa de câmbio que o governo deve oferecer para impulsionar as vendas.
No final do ano passado, no segundo dos planos de "dólar soja" já lançados pela Argentina, o câmbio oferecido era de 230 pesos por dólar.
A Bolsa de Cereais de Buenos Aires estimou que a produção da oleaginosa será de apenas 25 milhões de toneladas no ciclo 2022/23, o pior resultado em 23 anos.
Após os dois planos que o governo lançou no segundo semestre do ano passado para acelerar as vendas da soja, no final de março faltavam apenas 17,5% das 44 milhões de toneladas de soja colhidas no ciclo 2021/22 para serem comercializadas, segundo dados oficiais.
Segundo o Ministério da Agricultura, até agora foram vendidas 5,5 milhões de toneladas de soja 2022/23 --cuja colheita apenas começou--, ante 12 milhões de toneladas na mesma data do ano passado.
A entrada de divisas, que o governo argentino espera atingir 15 bilhões de dólares entre o segundo e terceiro trimestres de 2023, aliviaria a combalida economia argentina, embora dificilmente alivie os efeitos negativos de uma seca histórica no país.
A receita também será essencial para que a Argentina cumpra as metas de acúmulo de reservas comprometidas com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
0 comentário
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu