Perdas pela seca na Argentina vão muito além dos prejuízos no campo; soja com pior safra da história
Podcast
Perdas pela seca na Argentina vão muito além dos prejuízos no campo; soja com pior safra da história
A pior safra de grãos da história da Argentina é o resumo que fez o diretor da Globaltecnos, Sebastian Gavalda, em entrevista exclusiva ao Notícias Agrícolas nesta terça-feira (14). Os episódios sequentes de adversas climáticas de todas as naturezas, em especial com ondas de calor e meses de uma seca terrível, foram a composição "perfeita" para que o cenário se desenhasse desta forma. As perdas estimadas são bilionárias, já que não só se perdeu no campo, como os custos de produção foram, em média, cerca de 50% mais altos na comparação anual.
"Aumento de custos, perda de produção, hoje resulta em quebra no país todo. Não se deu em apenas uma região, embora haja lugares um pouco melhores, outros piores. É uma quebra muito severa para o produtor agropecuário", explica o analista.
Além das perdas no campo, os problemas se estendem ainda às economias dos municípios que têm sua geração de renda ao agronegócio, negócios estagnados e também problemas sérios para o governo com a menor entrada de divisas, uma vez que a falta de produto interrompe a comercialização - interna e externa - no país sul-americano.
E enquanto tudo isso vai sendo contabilizado, os produtores continuam sem sinalizações do governo de uma possível redução das retenciones - a taxação da exportação no país - ou aportes financeiros efetivos que possam ajudar-lhes a, ao menos, programar a próxima safra.
Além disso, Gavalda explicou ainda que para o Brasil, diante deste quadro, tem duas oportunidades importantes. Uma delas é aumentar o esmagamento de soja internamente para compensar a oferta de derivados que não poderá ser entregue pela Argentina, bem como exportar soja em grão para os argentinos para que o mínimo de sua capacidade de processamento seja alcançada.
Leia mais:
+ Seca "sem precedentes" na Argentina atinge agricultores e economia
+ Bolsas de Rosário e Buenos Aires estimam safra de soja da Argentina em menos de 30 mi de t
+ Milho: Argentina sustenta Chicago, mas peso de exportações fracas ainda reflete nesta 6ªfeira
+ Bolsa de Buenos Aires faz mais um corte na produção de milho da Argentina
+ Seca gera perda de US$ 19 bi e consome 3 pontos do PIB argentino, diz Bolsa de Rosário
O Notícias Agrícolas, em parceria com o Grupo Labhoro, esteve na Argentina em fevereiro para um crop tour e já havia registrado parte dessas perdas todas, sinalizando que as mesmas poderiam se agravar. Reveja a cobertura completa do Crop Tour Argentina 2023:
0 comentário

Prêmios seguem como principal ponto de atenção no mercado da soja no BR, apesar de semana mais contida de negócios

StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton

Soja intensifica altas em Chicago nesta 6ª, com conversas entre EUA-China e queda do dólar

Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, após baixas consecutivas durante a semana

Após vendas semanais do USDA, preços futuros da soja finalizam a sessão desta 5ª feira com ganhos na CBOT

Preços futuros da soja passam a trabalhar com ganhos nesta 5ª feira na CBOT