Técnicos de campo apuram as condições das lavouras de soja em MS
A equipe de campo da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS retomou as atividades na segunda-feira (9), e percorre todas as regiões do estado, a fim de apurar as condições das lavouras de soja. Neste momento, são levantadas informações sobre a ocorrência de insetos-praga, doenças, plantas invasoras e estádio fenológico, contudo, os dados atualizados estarão disponíveis no Boletim da Agricultura da Casa Rural nº 491/2023, na próxima semana.
Quanto às condições climáticas observadas no ultimo mês de 2022, o documento indicou que os acumulados ficaram entre 80 e 120 milímetros (mm) na região sul do estado, cerca de 60 a 80% da quantidade esperada para o mês. Na região centro-norte, as chuvas ficaram entre 120 e 200 mm, quantidade que representa de 80 a 100% do que é estimado para o período.
Já na região centro-sul, a precipitação acumulada foi abaixo da média histórica para o mês de dezembro, indicando uma anomalia negativa. A atuação de sistemas de baixa pressão atmosférica - condição que favorece a formação de nuvens de chuva e tempestades - aliada à ocorrência de frente fria, avanço de cavados, disponibilidade de calor e umidade, possibilitou a ocorrência das chuvas no estado.
De acordo com as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), EMBRAPA e SEMAGRO, dos 32 municípios analisados, 26 apresentaram chuvas abaixo da média histórica e 6 tiveram precipitações acima da média. Os extremos foram observados em Mundo Novo, com apenas 43 mm no acumulado mensal, 76% abaixo da média histórica e em Água Clara, com 384 mm no acumulado, 85% acima da média histórica. Na capital, o acumulado foi de 231 mm, 2,7% acima da média.
O prognóstico para o primeiro trimestre deste ano, indica precipitação entre 500 e 700 mm para grande parte do estado, enquanto nas regiões do Cone-sul, Pantanal e sudoeste, as médias históricas apontam para quantidades de 400 a 500 mm. No extremo sul e sudoeste, as precipitações acumuladas podem apresentar até 50% de inferioridade, já no extremo norte e leste, os acumulados podem ficar até 60% acima da média.
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira