Safras reduz previsão de colheita de soja do Brasil por seca em RS
SÃO PAULO (Reuters) - A produção brasileira de soja em 2022/23 deverá totalizar 153,37 milhões de toneladas, com retração 0,76% ante a estimativa anterior, apontou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado, citando falta de chuvas no Rio Grande do Sul.
"Embora o mês de janeiro ainda seja fundamental para a definição da produção gaúcha, a baixa umidade registrada desde novembro tem trazido problemas para lavouras em algumas regiões do Estado, reduzindo o potencial produtivo das plantas", disse o analista e consultor de Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque.
Ainda assim, a colheita do maior produtor e exportador global da oleaginosa será recorde, com crescimento de 20,3% ante o ciclo passado, quando a estiagem reduziu drasticamente as produtividades em Estados do Sul brasileiro.
O crescimento da produção deverá se dar também por aumento de área plantada, estimada para avançar 3,8%, para 43,75 milhões de hectares.
A produtividade média do país deve aumentar de 3.038 quilos por hectare, na temporada passada, para 3.523 quilos/hectare em 2022/23.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira