USDA informa nova venda de soja nesta 3ª feira e mercado especula China como comprador
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de soja nesta terça-feira (19). Foram 123,650 mil toneladas da oleaginosa 2021/22 para destinos não revelados. O mercado, mais uma vez, especula sobre a China ser a compradora, uma vez que os produtos dos EUA e da Argentina chegam mais barato à nação asiática neste momento, se comparados ao do Brasil.
"As ofertas de soja argentina e americana chegam na China mais baratas em relação à brasileira em torno de 20 centavos por bushel para junho e julho, colocando um teto sobre os prêmios no Brasil", explica o time da Agrinvest Commodities.
Os prêmios custo e frete China (CNF China), como afirmam os especialistas da consultoria, acumulam uma queda, no Brasil, de cerca de 50 cents de dólar por bushel em um mês, o que reflete com clareza a demanda chinesa mais contida, com importações menores e uma queda no volume da oleaginosa esmagada.
Ainda de acordo com a Agrinvest, "a China está antecipando bem mais as compras em relação à temporada passada", e mais reportes já apareceram na semana passada de compras de soja dos EUA para embarques janeiro e fevereiro, o que faz com que o programa de exportações de soja dos EUA para a temporada 2022/23 se mostre bastante forte.
Apesar disso tudo, a estatal Sinograin informou que mais um leilão de soja será realizado nesta sexta-feira (22). Nos próximos três meses serão vendidas cerca de três milhões de toneladas da commodity nos próximos dois a três meses.
" A soja importada internalizada custa no porto $830 por tonelada, embarque junho no Brasil como referência. A soja no leilão está saindo a $810 no interior, mas mesmo assim não encontra demanda. Muitos falam que a logística é o principal problema. A falta de caminhões está sendo agravada pela política zero-covid", explica Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest.
0 comentário
Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
Colheita da soja começa no Paraná com atenção ao clima
Colheita da soja começa com problemas no Paraná e Mato Grosso do Sul
Soja tem variações limitadas em Chicago nesta 4ª feira, mas ainda muito atento ao clima na AMS
Agrodefesa leva orientações sobre sanidade vegetal para a Expedição Safra Goiás