Colheita de soja supera 80% das áreas no Paraná; condição do milho tem melhora
SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja alcançou 83% das áreas cultivadas na safra 2021/22 do Paraná, avanço de oito pontos percentuais na semana, enquanto o plantio de milho caminha para o encerramento dos trabalhos com 97% das lavouras semeadas, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).
A retirada de grãos de soja dos campos está atrás da média verificada no mesmo período do ciclo passado, que indicava 88%.
O órgão ligado ao governo estadual identificou uma nova melhora nas condições das lavouras da oleaginosa e passou a classificar 59% como boas, contra 55% na semana anterior.
Ainda assim, o patamar segue bem abaixo dos 84% vistos um ano antes, considerando que diversas lavouras de 2021/22 colhidas mais cedo foram severamente atingidas pela seca.
As áreas consideradas médias seguem em 29%, e as ruins caíram de 16% para 12% no comparativo semanal.
Para o milho, o plantio da segunda safra cresceu três pontos percentuais na semana, e está em linha com os 97% registrados um ano antes.
O Deral passou a avaliar 97% das lavouras do cereal como boas, contra 95% na semana passada e 94% no mesmo período do ciclo anterior. O restante das áreas está em condições médias.
(Por Nayara Figueiredo)
0 comentário
Soja caminha de lado em Chicago nesta 4ª feira e testa leves baixas
Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
Colheita da soja começa no Paraná com atenção ao clima
Colheita da soja começa com problemas no Paraná e Mato Grosso do Sul
Soja tem variações limitadas em Chicago nesta 4ª feira, mas ainda muito atento ao clima na AMS