Egito paga caro por grande compra de óleo de soja
Por Michael Hogan e Sarah El Safty
CAIRO (Reuters) - O comprador estatal de grãos do Egito disse nesta terça-feira que comprou 80.000 toneladas de óleo de soja em uma licitação internacional com desembarque previsto entre 5 a 25 de maio, fazendo sua maior e mais cara compra de óleos em meses.
Esta licitação marca a primeira tentativa da Autoridade Geral de Fornecimento de Commodities do Egito de comprar óleos vegetais internacionalmente desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, com o comprador estatal pagando 14% a mais por tonelada de óleo de soja do que em sua última licitação em fevereiro.
A compra foi feita para manter as reservas estratégicas de óleos vegetais em seis meses, informou o Ministério do Abastecimento em comunicado.
O comprador estatal também comprou 21.000 toneladas de óleo de soja de produtores locais em uma licitação separada para chegada entre 1 a 20 de maio.
"Seus estoques estão baixos e o Ramadã está chegando, então eles tiveram que fazer essas compras", disse um trader regional.
O comprador estatal optou por abrir mão de uma compra de óleo de girassol caro, com a oferta mais baixa saindo 43% mais alta do que o menor lance na licitação anterior.
0 comentário
Soja caminha de lado em Chicago nesta 4ª feira e testa leves baixas
Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
Colheita da soja começa no Paraná com atenção ao clima
Colheita da soja começa com problemas no Paraná e Mato Grosso do Sul
Soja tem variações limitadas em Chicago nesta 4ª feira, mas ainda muito atento ao clima na AMS