Colheita de soja ultrapassa 10% das áreas no Paraná; plantio de milho safrinha dobra
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja 2021/22 alcançou 11% das áreas no Paraná, avanço de três pontos percentuais no comparativo semanal, enquanto o plantio de milho segunda safra dobrou de 5% para 10% no mesmo intervalo, disse nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).
No mesmo período do ano anterior, quando os trabalhos estavam atrasados por questões climáticas, a colheita da oleaginosa ainda não havia começado e a semeadura do cereal atingia apenas 1% das lavouras.
Na avaliação do órgão ligado ao governo estadual, as condições da soja não sofreram alteração na semana, permanecendo com 36% das áreas avaliadas como boas e 31% como ruins.
Já o milho safrinha teve um pequeno recuo de 2 pontos percentuais na qualidade das lavouras consideradas boas, agora estimadas em 85%. Os 15% restantes foram classificados em situação média.
Para o milho verão, amplamente afetado pela estiagem assim como a soja, 39% das áreas estão boas e 24% ruins, informou o Deral.
A colheita do cereal de primeira safra chegou a 14%, ante 8% na semana passada e apenas 2% no mesmo período do ciclo anterior.
(Por Nayara Figueiredo)
0 comentário
Último USDA trouxe suporte temporário à soja em Chicago, mas safra do Brasil já voltou a pressionar
Processamento de soja nos EUA em dezembro atinge recorde, diz Nopa
Soja caminha de lado em Chicago nesta 4ª feira e testa leves baixas
Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
Colheita da soja começa no Paraná com atenção ao clima