Nova safra de soja do Brasil deve pressionar exportações dos EUA, diz analista

Publicado em 05/01/2022 17:31

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de soja dos Estados Unidos desaceleraram, enquanto os embarques do Brasil permaneceram fortes em dezembro, um sinal da competitividade da oleaginosa brasileira, que tende a ganhar força com a entrada da nova safra nacional, de acordo com o analista da Refinitiv, Libin Zhou.

"Como principal importador de soja, a China continuou a favorecer a soja brasileira em relação à soja nos Estados Unidos", disse o analista nesta quarta-feira.

Zhou destacou que a nova safra no Brasil chegará ao mercado no final de janeiro, "pressionando" as exportações do grão dos EUA.

As exportações de soja do Brasil deverão saltar para mais de 3 milhões de toneladas em janeiro, ante o mesmo período do ano passado, apontou nesta quarta-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), com base em dados da programação de navios nos portos.

A oferta mais baixa nos EUA, a competição da soja brasileira e a fraca demanda da China pelo produto norte-americano indicam que as exportações do país da América do Norte permanecerão relativamente fracas durante o resto da temporada.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário