Excesso de chuva no Tocantins aumenta incidência de doença e soja entra em ciclo de quebra de produção, comenta Aprosoja
Há dias o centro-norte do Brasil vem registrando chuvas com volumes expressivos. O Matopiba tem sido fortemente afetado pelas condições climáticas, com 18 mortes já confirmadas na Bahia e com muitos problemas na infraestrutura entre os estados, a preocupação também começa a chegar para a produção agrícola. O excesso de chuva eleva a incidência de doenças na safra de soja no Tocantins e com a previsão de mais chuva nas próximas semanas, a preocupação também passa a ser com o escoamento do grão.
Maurício Buffon, porta-voz da Aprosoja-Tocantins, comenta que as chuvas dos últimos três dias no estado trazem muita preocupação para o setor. "Está realmente muito complicado, com muita chuva. Condições das lavouras, aparência é uma coisa, mas produtividade é outra, muita doença. Nós já começamos a entrar em um ciclo de quebra de produção devido a muita doença e muita umidade", afirma.
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos cinco dias os acumulados ultrapassaram os 100mm, com destaque para o sul do estado que recebeu os maiores volumes de chuvas. Buffon destaca que é preciso aguardar para saber melhor os reais impactos, mas acrescenta que a preocupação com as estradas, bastante danificadas pelo excesso de chuva, é grande para o setor, já pensando no escoamento da safra.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias:
Nos vídeos enviados ao Notícias Agrícolas é possível ver a quantidade de chuva que atingiu o estado nos últimos dias. Chamou muita atenção nas redes sociais ainda a condição da Praia do Funil, que ficou completamente submersa no último final de semana. A condição é de alerta em vários municípios, sobretudo os que ficam localizados às margens do Rio Tocantins.
A condição de muita chuva no centro-norte do país e corte da precipitação na região Sul é característica do La Niña, e de acordo com Francisco de Assis, é um dos fatores que justificam os padrões atuais do tempo nessas áreas.
Para os próximos dias, o modelo Cosmo do Inmet mantém a previsão de chuva no Matopiba. No Tocantins, as chuvas mais expressivas continuam sendo esperadas para o sul do estado, mantendo assim a condição de alerta em toda área. A tendência é que o volume de chuva seja mais baixo nas próximas horas, mas com o solo comprometido e infraestrutura já afetada, as preocupações na região só aumentam.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 24 horas:
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas