Abiove: Processamento de soja cai quase 2% no ano, mas exportações batem recorde histórico
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas mensais do complexo soja no Brasil até outubro de 2021.
O volume esmagado de soja cresceu em relação aos meses anteriores - agosto e setembro de 2021 -, mas quando comparado a outubro do ano anterior, este volume segue menor.
Em outubro de 2021, o processamento somou 3,4 milhões de toneladas, para a amostra representativa de 84,5% do esmagamento no País levantada pela ABIOVE. Corrigindo este valor para que considere toda a cadeia brasileira da soja, o esmagamento totaliza 4,0 milhões de toneladas, queda de 1,7% sobre outubro de 2020. Coincidentemente, no acumulado de janeiro até outubro, a queda do esmagamento atingiu o mesmo patamar, ou seja, recuo de 1,7% em relação aos mesmos 10 meses de 2020 quando o Brasil processou 40,2 milhões de toneladas.
Estatísticas oficiais do Ministério da Economia mostram crescimento de quase 40% da exportação de óleo de soja no acumulado de janeiro a novembro de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior, com mais de 1,5 milhão de toneladas destinada ao mercado internacional.
Faltando menos de um mês para o término de 2021, a exportação de soja em grão já é recorde. No acumulado de janeiro até novembro deste ano, o Brasil exportou 83,4 milhões de toneladas, volume que ultrapassa as exportações anuais de toda a série histórica.
0 comentário
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado
Prêmios estão positivos para soja do BR em meses de colheita dando boas oportunidades