Poder360: Brasil está pronto para mostrar que soja “não destrói a Amazônia”, diz Araújo

Publicado em 13/01/2021 08:40
Responde ao presidente da França Macron ligou produção a desmatamento

O ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) afirmou na noite dessa 3ª feira (12.jan.2021) que o Brasil está pronto para demonstrar que “a soja brasileira não destrói a Amazônia”. A declaração é uma resposta ao presidente da França, Emmanuel Macron, que associou a produção do grão ao desmatamento.

Em vídeo publicado em seu perfil no Twitter, Macron disse que “depender da soja brasileira” é a mesma coisa que “apoiar o desmatamento na Amazônia”. O mandatário, no entanto, não apresentou dados que embasem suas declarações.

O francês tem sido um dos críticos do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, justamente por considerar que não há garantias de que a produção no bloco sul-americano não vá aumentar o desmatamento.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, uniu-se ao francês e colocou em xeque o pacto comercial por causa das queimadas na Amazônia.

“O Brasil está pronto a demonstrar a todos os países europeus que o Acordo Mercosul/UE não ameaça o meio ambiente e, especificamente, que a soja brasileira não destrói a Amazônia. Na verdade, o Acordo favorece o desenvolvimento sustentável em suas 3 dimensões: ambiental, social, econômica”, escreveu Araújo no Twitter.

ernesto twitter 1

Segundo o ministro, o acordo “aumentará a competitividade da indústria e dos serviços das duas regiões diante do resto do mundo e reforçará os compromissos ambientais também de ambas, além de ampliar mercados agrícolas reciprocamente de forma sustentável”.

ernesto twitter 2

Araújo se reuniu nessa 3ª feira (12.jan) com Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal. O país assumiu em janeiro a presidência da União Europeia.

“Trabalharemos para fazer avançar o acordo UE-Mercosul, que traz vantagens estratégicas a ambos [os países]. Seguiremos apoiando projetos na CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] e democracia na Venezuela”, declarou Araújo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marina Ferraz
Fonte:
Poder360

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário