IDR-Paraná confirmou 49 locais com presença de esporos da ferrugem-asiática da soja no Paraná
Com o trabalho iniciado em meados de outubro/20, a Rede Alerta Ferrugem segue monitorando a presença de esporos da ferrugem-asiática da soja.
Atualmente são 264 coletores, com 49 confirmações de esporos. Nesta última semana, destacamos o aumento de confirmações em determinadas regiões, enquanto outras continuam sem a presença de esporos nos coletores.
Para conferir os locais e regiões, acesse cutt.ly/AlertaFerrugem
Também foram observados sintomas em folhas em dois municípios (Clevelândia e Terra Roxa). O Consórcio Antiferrugem (www.consorcioantiferrugem.net) possui a indicação de sete locais com presença de sintomas de ferrugem -asiática em plantas no Paraná.
A presença dos esporos é um indicativo do patógeno no ambiente, porém não necessariamente significa infecção da doença à campo, bem como eventual epidemia. Porém torna-se necessário a intensificação do monitoramento da doença na forma sintomática à campo, através da inspeção de folhas de soja.
Salienta-se que o coletor de esporos é mais uma ferramenta de apoio no manejo da doença, cuja informação não deve ser utilizada de forma isolada para tomada de decisão no manejo da doença, dada a sua agressividade e potencial de redução de produtividade. Além do coletor, deve-se observar sintomas em folhas, estádio da cultura e condições ambientais.
Nos municípios e pontos próximos à presença de esporos e com condições favoráveis a doença (altas temperatura e molhamento foliar), orienta-se pela utilização preventiva de fungicidas, observando os de melhor eficiência conforme estudo da Embrapa Soja (ver cutt.ly/Vd5g2Nr).
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira