Embrapa e Academia Chinesa de Ciências elaboram agenda conjunta para colaboração em edição genômica de soja

Publicado em 20/08/2020 09:36

A Embrapa e a Academia Chinesa de Ciências (CAS) realizaram, nos dias 18 e 19 de agosto, o primeiro workshop para elaboração de uma agenda conjunta de pesquisa e desenvolvimento na área de genômica avançada para a cultura da soja. A iniciativa é a primeira atividade após a assinatura, no ano de 2019, do memorando conjunto de entendimento entre a Embrapa e o Inaseed (Instituto de Genética e Desenvolvimento Biológico), da Academia Chinesa de Ciências, durante encontro dos presidentes da China e do Brasil em Pequim.

O workshop discutiu a formação de um arranjo de pesquisa conjunto em soja, na área de genética, caracterização de germoplasma, edição genômica, uso de técnica de RNAi e genética funcional da soja. “O evento representa um avanço significativo na agenda bilateral de cooperação cientifica e tecnológica entre Brasil e China”, destaca Celso Moretti, presidente da Embrapa.

A parceria com o Inaseed vem sendo negociada desde 2018 em uma ação que envolveu também o Ministério da Agricultura brasileiro, embaixada do Brasil na China, Academia Brasileira de Ciências. “É estratégico para o Brasil e também para a China a união de esforços na pesquisa com a cultura da soja. A China é o maior parceiro comercial do Brasil e destino de, aproximadamente, 80% da exportação brasileira de soja em grão (in natura). Podemos investir de forma conjunta para solucionar gargalos da cultura e melhorar a agregação de valor e novos atributos de qualidade para a soja brasileira”, explica Alexandre Nepomuceno, líder do portfólio de genética e biotecnologia avançada da Embrapa e pesquisador da Embrapa Soja.

O primeiro workshop seria realizado de forma presencial em fevereiro de 2020, na Embrapa Soja, em Londrina, PR, mas foi suspenso devido à pandemia. A reunião de apresentação das equipes técnicas ocorreu por meio de videoconferência com acesso restrito aos pesquisadores convidados e presença da diretoria-executiva da Embrapa, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia Chinês e embaixada brasileira em Pequim. Guy de Capville, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, colocou alguns desafios para os cientistas envolvidos: “Precisamos pensar nessa parceria tanto no avanço do conhecimento, como também na inovação, ou seja, identificar projetos que tenham alto potencial para levar a ciência ao mercado”.

Para Hugo Peres, representante da embaixada brasileira em Pequim, a natureza complementar das relações Brasil-China são fatores motivadores para maiores investimentos conjuntos em ciência e tecnologia.  “É uma cooperação com perfil ganha-ganha, onde a segurança alimentar, o abastecimento e as necessidades da cadeia de suprimento chinesas são combinadas com a vocação brasileira de potência agrícola com alta tecnologia e desenvolvimento econômico brasileiro com a geração de emprego e renda no Brasil. A ciência sempre esteve por trás do progresso agrícola brasileiro”, destacou.

Além de pesquisadores da Embrapa Soja, participaram do workshop pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento, Gerência de Relações Internacionais da SIRE. Ao término do evento, as contrapartes brasileiras destacaram o grande potencial de cooperação e sinergia entre áreas de pesquisa. “Temos muito a colaborar e vamos trabalhar para que essa agenda avance com projetos conjuntos rapidamente”, destacou Zhixi Tian, cientista líder da articulação pelo Inaseed. “Os próximos passos envolvem a elaboração das propostas de projetos técnicos conjuntos e busca de fontes de financiamento. Há possibilidades de expandir a cooperação técnica para outras culturas, assim como interesse em avançar com agendas de agricultura digital”, destaca Nepomuceno. A Academia de Ciência da China (CAS) é formada por 110 instituições de pesquisa, sendo que 26 delas atuam na área de ciências da vida.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário