Produção de soja da Índia deve ter salto após expansão de área e boas chuvas

Publicado em 15/07/2020 09:34

LOGO REUTERS

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) - A produção de soja da Índia deve ter um salto de ao menos 15% em 2020 na comparação com o ano anterior, à medida que produtores ampliam a área plantada com a oleaginosa devido à chegada oportuna das chuvas de monções e após o governo indiano ter aumentado o preço mínimo de compra.

Uma maior produção da oleaginosa na Índia poderia ajudar a maior importadora global de óleos vegetais a cortar custos de compras de óleo de palma, óleo de soja e óleo de girassol junto a Indonésia, Malásia, Argentina e Ucrânia.

Isso também pode retomar exportações indianas de farelo de soja para lugares como Bangladesh, Japão, Vietnã e Irã.

"Os fazendeiros estão expandindo a área. Se as chuvas de monções continuarem boas, espero uma alta de ao menos 15% na produção", disse o vice-presidente da Adani Wilmar, uma refinaria de óleos vegetais, Angshu Mallick.

Produtores já plantaram soja em 10,15 milhões de hectares até 10 de julho, ante 5,17 milhões de hectares há um ano atrás, uma vez que neste ano as monções cobriram o país quase duas semanas antes do usual, segundo o ministério de agricultura.

A Índia produziu 9,3 milhões de toneladas de soja em 2019.

Os Estados de Madhya Pradesh e Maharashtra, ao centro e ao oeste do país, respondem por mais de 80% da produção de soja indiana, e ambos receberam chuvas 15% acima da média desde o início da temporada de monções em 1° de junho.

A Índia ainda elevou o preço mínimo de compra de soja em 4,6% na comparação anual, para 3.880 rúpias por cada 100 quilos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário