Colheita de soja no Brasil alcança 0,4% da área, ante 0,7% na média dos 5 anos anteriores, diz AG Rural

Publicado em 13/01/2020 11:12
A AgRural elevou, na semana passada, a estimativa para a produção de soja de 122,2 milhões de toneladas para 123,9 milhões de toneladas

A colheita da safra de soja 2019/20 alcançou, na última quinta-feira (9), 0,4% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa atraso ante o ano passado, quando a colheita estava em 2,1% da área, e ante a média dos cinco anos anteriores, de 0,7%.

"Essa área já colhida está restrita a Mato Grosso, onde as máquinas passaram por 1,5% da área", informa a consultoria em nota. Já no Paraná a colheita começa em áreas pontuais nas regiões sudoeste e oeste, mas só devem avançar em fevereiro por causa do atraso no plantio.

A AgRural elevou, na semana passada, a estimativa para a produção de soja do País na safra 2019/20. A projeção subiu de 122,2 milhões de toneladas para 123,9 milhões de toneladas. O aumento se deve, de acordo com a consultoria, à expectativa de maior produtividade em diversos Estados, especialmente Paraná e Goiás - já no Rio Grande do Sul e na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), foram feitos cortes "devido ao tempo quente e seco de dezembro".

A AgRural destaca que os números de produtividade ainda podem passar por mudanças, já que a semeadura ocorreu com atraso na maior parte dos Estados em decorrência das chuvas irregulares entre setembro e novembro de 2019. A consultoria estima que Mato Grosso deve ter produtividade recorde por causa do clima favorável desde outubro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário