AgRural mantém previsão de safra de soja recorde no Brasil; vê aumento para milho

Publicado em 26/10/2018 18:32

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A consultoria AgRural manteve inalteradas suas previsões recordes para a safra de soja 2018/19 do Brasil, com produção na casa de 120,3 milhões de toneladas e área de 35,8 milhões de hectares, enquanto relatou forte avanço no plantio da oleaginosa no país.

Com o tempo colaborando e um crescimento de quase 2 por cento no plantio, a safra superaria em 1 milhão de toneladas a histórica temporada anterior, disse a AgRural, que considera uma tendência de produtividade média dos últimos anos na projeção.

Em boletim semanal, a consultoria disse que 46 por cento da área prevista já havia sido semeada até quinta-feira, ganho de 12 pontos em uma semana e acima tanto dos 30 por cento de um ano atrás quanto dos 28 por cento da média para o período.

A rapidez nos trabalhos, que estão no ritmo mais acelerado da história, é puxada pelo Centro-Oeste e pode fazer com que o Brasil, o maior exportador global da oleaginosa, tenha produto da nova safra já disponível ao final deste ano, caso a colheita também seja antecipada.

Mato Grosso já plantou 77 por cento da área, frente 43 por cento há um ano e 40 por cento na média nos últimos ciclos.

"No médio-norte e no oeste (de Mato Grosso), algumas áreas que estavam precisando de umidade receberam chuvas muito bem-vindas nos últimos dias", disse a consultoria em seu relatório.

O plantio também avançou bem em Goiás e Mato Grosso do Sul, que chegaram juntos à marca de 62 por cento (ante médias de cinco anos de 20 e 40 por cento, respectivamente).

"Em Goiás, chuvas intercaladas por períodos de sol têm favorecido a semeadura e o desenvolvimento inicial das lavouras."

"Em Mato Grosso do Sul, os produtores aproveitaram o tempo mais firme no início da semana para acelerar o plantio --que foi feito noite adentro em algumas regiões, para cobrir a maior área possível antes da volta das chuvas prevista pelos mapas meteorológicos", afirmou a AgRural.

A consultoria notou ainda avanço de plantio em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Pará e nos Estados da fronteira agrícola Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

MILHO

A AgRural fez leves ajustes em suas previsões para a primeira safra de milho 2018/19 do Brasil. Agora aposta em semeadura de 2,928 milhões de hectares, ante 2,892 milhões na previsão anterior e 2,6 por cento acima do observado na safra passada. A produção deve totalizar 22 milhões de toneladas.

Somando-se às previsões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Norte/Nordeste, a AgRural estima uma área de 5,12 milhões de hectares, com colheita de 28 milhões de toneladas, ante 26,8 milhões na temporada passada.

Conforme a AgRural, o plantio do chamado milho verão foi a 52 por cento da área até quinta-feira, alta de 4 pontos em uma semana e acima dos 46 por cento de uma ano atrás e dos 50 por cento da média das últimas cinco temporadas.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário