USDA terá plano para safra 2018/19 para proteger produtores de disputa comercial entre China e EUA

Publicado em 27/06/2018 18:17

O secretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, disse que o órgão pretende ter um plano implementado para a safra 2018/19 a fim de proteger financeiramente os agricultores norte-americanos dos baixos preços das safras decorrentes de disputas comerciais. Em um evento em Chicago, Perdue reconheceu que os agricultores preferem "comércio, não ajuda" e que gostariam que a disputa comercial entre EUA e China fosse resolvida antes que as tarifas da China sobre a soja norte-americana entrem em vigor no início do mês que vem. Mas ele disse também que os agricultores são "patrióticos" e entendem que o governo Trump precisa ser duro com a China, daí a necessidade de um "plano de compensação" que ajude a cobrir as contas se os preços das commodities caírem com a redução das exportações para a China. "Nós estamos esperando que possamos ter algum tipo de plano para os produtores quando eles começarem a colheita neste outono."

Segundo Perdue, o primeiro passo é descobrir a parcela do recuo dos preços das commodities que se deve à disputa comercial em comparação à influência das forças de oferta e demanda não relacionadas. "Nossos economistas estão usando fórmulas e algoritmos para determinar a elasticidade dessa perturbação no comércio, versus outros fatores de mercado", disse Perdue. É um trabalho extenso - produtores de diversas culturas, de maçãs a suínos e etanol enfrentam tributos punitivos - e um "processo dinâmico", já que os preços mudam diariamente, afirmou.

Leia a reportagem completa no site UDOP

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Udop

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Os USA irao proteger os produtores de alimento americanos e tomar as medidas necessarias para neutralizar os efeitos da guerra comercial com a China..., pais serio é assim, e no o que infelizmente estamos cansados de ver aqui, no Brasil, onde não existe nenhum plano agricola..., o que dirá de seguro agricola, que proporcione renda de verdade!! Que pena que aqui não é parecido!! O que manda aqui é o desvio de conduta por parte dos governantes, e muita corrupçao, que tristeza!! A unica esperança é o Bolsanaro!!

    3