Argentina: Córdoba terá colheita de soja 42% inferior à safra 16/17
As últimas chuvas que cairam na Argentina geraram um efeito negativo em áreas de cultivos que ainda não foram colhidos em Córdoba. Um boletim da Bolsa de Cereais de Córdoba estimou que a produção de soja na província estará próxima das 7,6 milhões de toneladas, 42% a menos do que na safra anterior.
A produção de milho, por sua vez, foi projetada em 10,4 milhões de toneladas, 34% a menos do que um ano atrás e com um rendimento baixo, rondando os 6030kg (100 sacas) por hectare.
O boletim aponta que a seca, as últimas chuvas e a mudança de destino de alguns cultivos (de colheita para forragem) irá impactar fortenmente nos resultados. No caso da soja, o rendimento é de 2060kg (34,3 sacas) por hectare, o segundo mais baixo dos últimos dez anos.
A queda de 42% na produção se deve a um recorte considerável da área disponível para a colheita, já que, de 4.211.100 hectares, 503.000 hectares foram considerados perdidos e outros tiveram seu destino alterado, sendo direcionado para a alimentação de grãos.
A falta de água também provocou quedas no peso dos grãos e problemas de qualidade. Depois, o temporal potencializou a abertura de vagens e a germinação do grão.
O avanço da colheita de soja é de 66%, contra 65% do ano passado no mesmo período. No milho, o avanço da colheita está em 29%.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas