Setor aposta em safra de soja de 10 mi t no Paraguai
O Paraguai poderia alcançar uma produção de soja ao redor de 10 milhões de toneladas na safra 2017/18, um volume levemente inferior à safra passada, como apontou a Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (CAPECO).
O quarto exportador mundial da oleaginosa já colheu o total dos 3,4 milhões de hectares plantados ao final de 2017 e espera começar a colheita da safrinha dentro de algumas semanas.
Na safra 2016/17, a produção do Paraguai atingiu 10,3 milhões de toneladas, segundo dados da CAPECO.
"Acreditamos que a safra está entre 9,2 e 9,4 milhões de toneladas, o que será somado à safrinha, que ainda não começou a ser colhida. Com essa colheita, vamos superar as 10 milhões de toneladas, o que é um bom resultado", disse José Berea, presidente da CAPECO.
"Cerca de 300 mil hectares, no início, foram afetados pelas chuvas, de forma que não tivemos um rendimento superior ao do ano passado", acrescentou.
O Paraguai, que possui a soja e a carne como seus principais produtos, exporta cerca de 60% da oleaginosa que produz em grãos e transforma 40% em farelo ou óleo processados no país. Os principais destinos da exportação paraguaia são a Europa e a Rússia, embora Berea estime que cerca de 2 milhões de toneladas devam ser enviadas à Argentina para cobrir o déficit daquele país.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário

Soja fecha 4ª feira com perdas de dois dígitos em Chicago reagindo a combinação de fundamentos e financeiro

Clima frio e seco vai intensificar colheita de soja na Argentina

Soja perde mais de 1% em Chicago acompanhando perdas intensas do óleo e dos grãos nesta 4ª

Soja: Com tarifas, China não vai comprar nos Estados Unidos e o Brasil terá que racionar

Soja segue de lado em Chicago nesta 2ª feira, mas opera em campo negativo

Manifestações no RS podem impactar logística do BR de forma geral e deixa mercado da soja em alerta