Agronconsult eleva estimativa de safra de soja 2017/18 do Brasil para 114,1 mi t

Publicado em 11/01/2018 13:59

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja 2017/18 do Brasil deve alcançar 114,1 milhões de toneladas, projetou nesta quinta-feira a Agroconsult, que elevou sua previsão ante as 111 milhões de toneladas projetadas em novembro.

O volume é igual ao recorde de 114,1 milhões de toneladas registrado em 2016/17, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Entretanto, ainda fica levemente abaixo das 114,6 milhões de toneladas consideradas pela consultoria para o ciclo anterior.

Em relação ao milho, a produção total do Brasil em 2017/18 deve alcançar 91,6 mihões de toneladas, ante 94,4 milhões de toneladas na previsão anterior e 98,7 milhões de toneladas em 2016/17.

Do total, 26 milhões de toneladas são de milho primeira safra ("verão") e as outras 65,6 mihões de toneladas, de segunda ("safrinha").

(Por Ana Mano)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Pedro A Philippsen nova santa rosa - PR

    No oeste do Paraná temos problemas com excesso de umidade. Soja com abortamento de vagens, antracnose, e outras doenças - mesmo com aplicação de fungicidas. Fora os relatos de produtores encaminhando seguro .

    0
    • Fernando Engler Palotina - PR

      Situação complicada no oeste do PR, realmente... As variedades utilizadas foram selecionadas nos últimos anos para plantio no início de setembro e o atraso na data de plantio, para final de setembro e início de outubro devido ao período seco na época ideal, complicou a situação... A soja cresceu demais e provoca auto sombreamento excessivo, levando ao abortamento de vagens pela perda das folhas sombreadas da base da planta e ao microclima que propicia o desenvolvimento de doenças como a antracnose e as DFC... O uso de fungicidas com foco nas doenças erradas também contribuiu bastante para o agravamento da situação... Além do mais, a soja plantada cedo, embaixo dos pivôs, está perdendo a qualidade dos grãos devido ao excesso de chuvas agora no fechamento do ciclo... Relatos vindos do Paraguai, que possuem condições climáticas e de solos idênticas as nossas, que puderam plantar a soja mais cedo este ano, apontam problemas seríssimos também, com produtividades entre 20 e 40 sc/ha e índices de grãos avariados superiores a 60%... Estes resultados, altamente negativos, ainda se restringem a uma área pequena em relação a região do PR e PY, porém as previsões climáticas indicam a permanência das atuais condições climáticas para os próximos 15 dias, e aí a coisa pode complicar em toda a região de forma homogênea...

      0