Importações de soja pela China em setembro sobem 13%, acima das expectativas
PEQUIM (Reuters) - A China, maior comprador de soja do mundo, importou 8,1 milhões de toneladas da oleaginosa em setembro, um aumento de 12,7 por cento em relação ao ano anterior, depois que os processadores viram as margens melhorarem ao longo do verão e anteciparam uma demanda saudável por farelo de soja em fazendas de suínos.
Os desembarques de setembro, divulgadas pela Administração Geral Alfandegária da China, superaram as expectativas do mercado, de cerca de 7 milhões de toneladas, impulsionados por carregamentos de grãos mais rápidos que o esperado na América do Sul, disseram analistas.
"Isto é muito mais do que o mercado esperava", disse a analista da JC Intelligence, Monica Tu.
"Eu acredito que seja por causa do embarque nos navios, que foi rápido, e também durante esse período os lucros foram muito bons, então o volume de compras por processadores foi bem grande", disse ela.
Os dados de setembro levaram as importações do ano safra de 2016/17, de outubro a setembro, para 93,5 milhões de toneladas, bem acima dos 83,2 milhões de toneladas do ano anterior, em um novo recorde, de acordo com cálculos da Reuters.
O Centro Nacional de Grãos e Oleaginosas da China estimou nesta semana que as importações de 2017/18 devem atingir 95 milhões de toneladas.
(Por Dominique Patton)
0 comentário

Soja 2025/26: Brasil tem prêmios positivos e boas chances de comercialização, com boas margens

Soja desacelera ganhos em Chicago, mas focada em encontro entre representante de China e EUA neste sábado

Soja: Crédito restrito, juros altos e custos de produção mais altos vão limitar crescimento da área 25/26 no BR

Anec indica queda na exportação de soja do Brasil em maio

Soja sobe forte em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando derivados e grãos, se recuperando das últimas baixas

Soja tem 3ª feira negativa em Chicago pressionada pelo óleo e clima nos EUA; especulações sobre acordo China-EUA no horizonte