Argentina: com excessos de chuvas e dúvidas sobre o clima, safra de verão ainda está em jogo no decorrer dos meses
Na Argentina, o plano de plantio da safra de verão é uma coisa na teoria e o que será plantado efetivamente pode ser outra. "Somente o decorrer dos meses revelará as dúvidas que hoje possuem os produtores", disse Diego Pasi, da consultoria Globaltecnos.
Na safra 2017/18, há muita coisa em jogo e tudo depende do clima. As últimas previsões mostram variabilidade nas chuvas de primavera e um verão com tendência de tempo seco, devido à possibilidade de um La Niña fraco.
Assim, três situações estão presentes. "Nas zonas com muita água nos lotes, como o leste de La Pampa e o oeste de Buenos Aires, os produtores estimam que uma proporção da superfície que vinha sendo plantada nos outros anos não irá ser plantada em 2017, porque as águas continuarão no campo, mesmo que as chuvas se reduzam", acrescentou Pasi.
Nas zonas que tiveram lotes alagados, mas que a água vai escorrendo neste momento, como Entre Ríos, o plano de plantio original deve ser mantido, mas com atrasos.
Nas demais zonas, segue o plano de plantio original, mas com intenções abertas para plantar um cultivo ou outro a depender das condições climáticas e das previsões que se formam semana a semana. "Os produtores encaram a safra com grandes doses de prudência e com consulta constante aos agrônomos", finalizou o consultor.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Agroconsult: Impulsionada pelo clima favorável e aumento de área, safra de soja deve ser a maior da história
Seca severa no Paraná já tirou, pelo menos, 2,5 milhões de toneladas de soja do estado
Região de Guaíra/SP registra alta pressão de mosca-branca que pode postegar plantio do feijão
Margem dos produtores do Maranhão está ameaçada com cobrança de 1,8% sobre nota fiscal de exportação de grãos
Paraná já tem perdas na soja e Maranhão se preocupa com nova taxação
Soja opera com baixas de dois dígitos na manhã desta 5ª feira na Bolsa de Chicago