Porto de Paranaguá embarca volume histórico de soja no primeiro semestre de 2017
Um levantamento divulgado nesta semana pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) aponta que nunca foi exportada tanta soja por Paranaguá como no primeiro semestre de 2017. Entre janeiro e junho, foram escoadas 6,7 milhões de toneladas do produto. “O Paraná obteve uma supersafra e o Porto do Paranaguá estava pronto para receber essa produção”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
O desempenho dos primeiros seis meses de 2017 bateu o recorde do primeiro semestre de 2016, quando foram exportadas 6,4 milhões de toneladas. O aumento deste ano em relação ao ano passado é de 4%.
O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que o resultado é fruto dos investimentos pesados feitos nos últimos anos, aliados à alta produção do Paraná em 2017. “Mais de R$ 620 milhões foram investidos desde 2011 para atender à indústria e ao setor produtivo. Com isso, aumentamos a nossa produtividade em 33%”, explica Dividino.
Entre os investimentos, estão reformas do cais, substituição de equipamentos antigos por modernos e mais eficazes, trocas de equipamentos, campanhas de dragagem e novos processos automatizados, que dão mais agilidade e segurança às operações.
SAFRA HISTÓRICA – A primeira colheita de soja em 2017 foi recorde absoluto no Paraná. No total, 19,5 milhões de toneladas foram colhidas, número que representa 3 milhões a mais que o registrado no ano passado, que registrou 16,5 milhões de toneladas. O aumento foi de aproximadamente 19%. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral).
Segundo o economista do Deral, Marcelo Garrido, o recorde histórico neste ano se deve a diversos fatores, com destaque para o clima, a extrema organização das cooperativas agrícolas, o mercado e as boas condições de escoamento. “O que temos observado, atualmente, é que o Porto de Paranaguá está totalmente preparado e as condições de operação são mais que o suficiente para a exportação dos produtos paranaenses”, comentou Garrido.
MAIS INVESTIMENTOS - O Porto de Paranaguá também acaba de inaugurar dois tombadores no silo público. Com a nova estrutura, a capacidade de descarga de caminhões vai praticamente dobrar. Antes das obras eram recebidos, em média, 400 caminhões por dia na área. Com os aportes, de R$ 22,2 milhões, a capacidade passa a ser de cerca de 700 caminhões por dia. Esses são os primeiros tombadores em silos públicos em operação no país, que tornam o descarregamento dos caminhões mais rápido e automatizado.
FIM DAS FILAS - Apesar do alto número de veículos de carga que descarregam em Paranaguá, que na época de safra chega a 2.500 por dia, os investimentos em logística eliminaram as filas de caminhões e longos períodos de espera para os caminhoneiros no Porto. Apenas neste ano, o Pátio de Triagem de Caminhões do Porto de Paranaguá recebeu 228.233 caminhões. O número corresponde a 4.565 veículos a mais que o número registrado no mesmo período do ano passado.
“O mais importante é que conseguimos aumentar a produtividade do Porto e, consequentemente, o número de caminhões que descarregam em Paranaguá. Ao mesmo tempo, conseguimos zerar as filas que geravam transtornos para a cidade e para as movimentações de cargas”, ressalta Dividino.
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas