Empresa obtém rendimento recorde plantando soja no Chaco paraguaio
Na safra passada, o Grupo Cresca SA, que tem como gerente Carlos Passerieu, alcançou um rendimento recorde de 3.917kg por hectare de soja no Chaco do Paraguai, uma região que, tradicionalmente, não planta o cultivo no país.
A empresa já completa onze safras no departamento. O gerente da empresa disse para o site ElAgro.com.py que as condições climáticas foram "excepcionais" e que a distribuição de água no Chaco é um elemento chave.
Assim, Passerieu acredita que a soja "pode vir para ficar" no Chaco. Entretanto, esse ritmo de crescimento vai ser lento, já que os produtores da zona, em sua maioria, pecuaristas, trabalham muito com rotação de culturas.
Passerieu contou que o departamento traz características diferentes como o tipo de solo e problemas de textura. Com isso, a empresa vem trabalhando na estabilização do solo - quando começaram a plantar, o rendimento era de apenas 1200kg por hectare.
O nível de matéria orgânica, agora, permite que os rendimentos aumentem cerca de 20% por ano.
Devido à umidade, o departamento não pode receber cultivos de inverno, possibilitando apenas a safra de verão, que deve ser feita com, ao menos, 80%de água útil no solo - para isso, é preciso manter, durante todo o inverno, o solo livre de pragas e doenças.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário

Colheita de soja da Argentina é atrasada por chuvas persistentes

Brasil já tem quase 100 mi de t de soja 24/25 comercializadas e guerra comercial aquece negócios no país

Vendas de soja do Brasil foram "extraordinárias" nos últimos dias, diz Agroconsult

Brasil envia à China informações sobre cargas de soja retidas em janeiro, diz autoridade

Soja sobe em Chicago nesta 5ª feira e mercado do Brasil acompanha, com alta do dólar

Futuros do farelo de soja na China caem com alta da importação de soja, menor efeito de tarifas