Soja dá início à semana com leves altas na CBOT se preparando para novos reportes do USDA
O mercado da soja na Bolsa de Chicago começa a semana trabalhando em campo positivo. Na sessão desta segunda-feira (26), perto de 7h25 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 2,75 e 3,50 pontos. Dessa forma, o vencimento julho/17 valia US$ 9,07 e o novembro/17, US$ 9,14 por bushel.
Ao mesmo tempo, os futuros do milho também registravam ligeiros ganhos, enquanto os do trigo perdiam mais de 6 pontos.
Os movimentos, como explicam analistas internacionais, mostra o mercado já se ajustando para o novo boletim semanal de acompanhamento de safras que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz no fim da tarde desta segunda, após o fechamento do mercado - o que provoca, portanto, bastante especulação.
Para o reporte, os traders esperam uma melhora de 1% a 2% no índice de lavouras de milho em boas ou excelentes condições, contra os 67% da semana anterior, e uma melhora para próximo de 70% no caso da soja. Já para o trigo, se espera uma nova baixa de 1 a 2 pontos percentuais em relação aos últimos 42% da seguna-feira passada (19).
Além disso, ainda nesta segunda, chegam os novos números dos embarques semanais de grãos, também pelo USDA, e na sexta-feira (30) dois relatórios bem esperados pelo mercado: o de estoques trimetrais e o de área plantada nos EUA. As expectativas indicam um aumento para a soja e um recuo no milho em acres plantados nos EUA na safra 2017/18 se comparados aos números divulgados em março.
Clima nos EUA
Paralelamente, atenção ainda sobre as condições de clima no Meio-Oeste norte-americano.
"As chuvas nesse final de semana caíram conforme previsões de sexta feira. Choveu nos estados do Sul, Delta, Sul do Missouri leste de Illinois, indiana e Ohio. As chuvas foram leves e moderadas, mas as temperaturas máximas variaram entre 22 e 27 graus. Os estados de Iowa, Nebraska, as Dakotas e minnesota não receberam chuvas, mas foram auxiliadas pelas temperaturas mais baixas", informa o diretor da Labhoro Corretora, Ginaldo Sousa.
Já para os próximos 10 dias, as previsões seguem mostrando mais chuvas, principalmente para o Centro-Oeste, Sul, Delta e norte. Já o estado do Nebraska e as Dakotas devem seguir recebendo chuvas abaixo do normal.
Veja como fechou o mercado na última semana:
>> Soja: Chicago cai mais do que sobe o dólar e preços no Brasil ainda sentem pressão
0 comentário
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados