Infestação de mosca-branca causa perdas de até cinco sacas de soja por hectare em Mato Grosso na safra 16/17
Produtores em Mato Grosso chegam a registrar perdas de até cinco sacas por hectare diante a infestação de mosca-branca nas lavouras de soja nesta safra 2016/2017. Além das perdas em produtividade, os sojicultores estão arcam com um aumento no custo de produção diante as aplicações realizadas contra a praga. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), há relatos de até seis aplicações em municípios como Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Querência e da região Norte.
As perdas em produtividade causadas pela mosca-branca, revela a coordenadora da Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja, Roseli Giachini, chegam a quatro, cinco sacas por hectare, de acordo com relatos repassados por produtores. Ela comenta, ainda, que em regiões com maior índice de infestação da praga o número de aplicações chega a cinco ou seis. “Isso acaba elevando, inclusive, o custo de produção do produtor”.
A maior presença de mosca-branca está em lavouras que foram semeadas a partir de novembro. Giachini comenta ao Agro Olhar que várias estratégias estão sendo pensadas pelos produtores visando o controle da praga.
A entomologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Lucia Vivan, explica que o clima mais chuvoso, bem como a concentração do plantio nessa safra, "fizeram com que grande parte da população (mosca branca) tenha ocorrido em áreas mais velhas, com isso, ocorrem menos perdas, no entanto, as áreas mais novas tendem a ter infestação maior e necessidade de mais aplicações para controle".
Leia a notícia na íntegra no site Agro Olhar.
0 comentário
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira